14/05/2020 21:09

Tecnologia aproxima pacientes e família durante pandemia

Para ‘aproximar’ familiares e pacientes internados na UTIs, a Santa Casa de Presidente Prudente está realizando visitas por meio de chamadas em vídeos. Foi o jeito encontrado para reduzir a distância entre aqueles que estão em tratamento e a família que fica ansiosa em receber informações.

Por causa dos riscos do novo coronavírus, as visitas nas UTIs estão suspensas. Para o encontro virtual, a equipe do hospital entra em contato com familiares e combina o horário para a ligação.  A frequência das chamadas é definida pelos médicos, que levam em conta o estado de saúde do paciente.  O resultado desse trabalho humanizado é muito positivo, minimiza a saudade, funciona com um estímulo para o paciente e proporciona mais segurança e confiança para a família que está longe.  A aposentada Maria Alice Cruz Cristo de Melo ficou cinco dias internada na UTI com problema renal e foi pela tecnologia que manteve a conexão com a família. “No começo foi difícil porque ela passou um período muito crítico, ficávamos ansiosos esperando o outro dia. Os irmãos dela que moram longe, os amigos todos fizeram questão de enviar vídeos, esse contato foi muito importante para a recuperação dela”, afirmou a filha da paciente, Quézia Cruz Cristo de Azevedo. “Quando recebia o vídeo sentia uma alegria, uma emoção muito grande, foi um bálsamo para minha alma. Não precisa tá perto, pode tá longe”, falou a paciente Maria Alice.