18 3901 8000

Responsabilidade Social

Início » Responsabilidade Social » Banco de Olhos

Banco de Olhos

O Banco de Olhos ‘Maria Sesti Barbosa’ é uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa. Fundado em 2007, a associação funciona na Santa Casa de Presidente Prudente e conta com o apoio do Lions Clube Cinquentenário.

 

A associação nasceu com o objetivo principal de proporcionar a recuperação da visão através do transplante de córnea, fato que consolidou a denominação "Banco de Olhos". Posteriormente, devido ao aumento da demanda de atendimento de outras necessidades relacionadas aos problemas oculares, ampliou seu âmbito de atuação com assistência clínica e cirúrgica na área oftalmológica.


Em 2010, foi implantado o ‘Projeto Saúde Visual do Escolar’ desenvolvido numa parceria entre Banco de Olhos da Santa Casa, Lions Clube ‘Cinquentenário’, Prefeitura e  Faculdade de Medicina da Unoeste.  O objetivo é detectar problemas de visão com a aplicação de testes de acuidade visual em alunos dos 6º anos do ensino fundamental, em escolas públicas. Os estudantes que apresentam algum problema são convocados a comparecerem ao Banco de Olhos para uma consulta com oftalmologista, aqueles que necessitam realizar exames e usar óculos são encaminhados ao Lions Clube Cinquentenário que faz a liberação sem custos para a família. Em seis anos de atuação já foram atendidos mais de oito mil alunos de Presidente Prudente.