05/01/2018 18:27

Sta Casa de Presidente Prudente está entre 120 hospitais do SUS selecionados para projeto do Ministério da Saúde

Na Santa Casa de Presidente Prudente já foi iniciada a implantação do projeto do Ministério da Saúde que proporcionará mais segurança para o paciente. Em todo país foram selecionados 120 hospitais do Sistema Único de Saúde - SUS, entre eles a Santa Casa de Presidente Prudente.  A instituição atendeu a uma série de requisitos de qualidade para garantir a participação.

O projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” tem duração de três anos.  O  Ministério da Saúde e os hospitais de excelência: Alemão Osvaldo Cruz (SP),  Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP),   Albert Einstein (SP), Sírio Libanês (SP) e o Moinhos de Vento (RS), com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement  desenvolvem o  projeto.  Os hospitais selecionados foram divididos em grupos coordenados por essas unidades.  O objetivo é implantar melhores práticas para a redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).

O projeto tem como foco aperfeiçoar, ainda mais, o cuidado dos pacientes, reduzir os desperdícios e minimizar os custos hospitalares.  As ações do projeto serão realizadas em etapas, distribuídas em 18 meses, e a meta será a redução de 50% das infecções relacionadas à Assistência à Saúde.  “Sabemos da importância da segurança para o paciente. Este projeto contribuirá pra nosso aperfeiçoamento em melhoria de procedimentos e qualificação de nossos profissionais”, afirmou o gerente administrativo da Santa Casa, José Roberto Garcia.

Em dezembro do ano passado,  os representantes dos  hospitais selecionados se reuniram na primeira Sessão de Aprendizagem Presencial, realizada em São Paulo.  Pela Santa Casa de Prudente participaram: o gerente administrativo José Roberto Garcia, coordenador médico da UTI Geral Ênio Maia, gerente de enfermagem Daiane Hilário,  coordenador de qualidade Leandro Rocha e o enfermeiro da educação permanente Jair Alves Júnior.  Os dirigentes das unidades estiveram presentes para assinatura da Carta de Intenção, na qual firmaram o compromisso com o projeto, na presença do Secretário de Assistência à Saúde (SAS), Francisco Assis Figueiredo e outros.