14/04/2019 20:30

Santa Casa realiza captação de múltiplos órgãos

A Santa Casa de Presidente Prudente realizou no sábado (13) uma captação de múltiplos órgãos.  O doador foi uma mulher de 50 anos que teve um  acidente vascular cerebral  hemorrágico (AVCH). Cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas. A família em um ato de amor ao próximo autorizou a doação.

A captação do fígado foi realizada por uma equipe  do Hospital Unimed de Sorocaba que realiza transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O procedimento demorou cerca de duas horas. “Na captação, usamos uma solução de preservação para que o fígado fique bem conservado. Temos um prazo de doze horas para fazer o encaminhamento para o transplante”, afirmou o cirurgião Glauco Perticarrari. Uma aeronave da Força Área Brasileira fez o transporte do órgão até Sorocaba.

Os rins foram captados pelos urologistas da Santa Casa de Presidente Prudente,  Felipe de Paula e Matheus Rodrigues. Segundo o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da instituição, Carlos Eduardo Bosso, os rins e as córneas foram encaminhados para Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília. A destinação dos órgãos dependerá do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera. “É importante que as famílias conversem sobre a doação de órgãos. A pessoa deve expressar a vontade em vida, não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação. ”, afirmou . Ainda de acordo com o médico, a mulher que teve os órgãos captados disse a família que queria fazer a doação