04/10/2017 18:40

Santa Casa realiza atendimentos na Vila da Fraternidade

Santa Casa realiza atendimentos  na Vila da Fraternidade

Uma equipe multiprofissional da Santa Casa de Presidente Prudente realizou na tarde desta quarta-feira (04) uma ação com idosos da Vila da Fraternidade.  Os profissionais fizeram uma prestação de serviços com atendimentos preventivos.  O evento faz parte da programação da Semana do Idoso do hospital.

As atividades tiveram início de uma forma descontraída com a realização de alongamentos ministrados pelo setor de fisioterapia do hospital. Depois os idosos da entidade,  que funciona num sistema diferenciado de casa lar,  passaram por um circuito de atendimentos. Eles receberam orientações sobre a rotina com os medicamentos e foram alertados que a automedicação pode ser  muito perigosa para a saúde. As nutricionistas explicaram que uma alimentação saudável contribuiu para um ritmo favorável de envelhecimento.  O grupo também passou por uma avaliação com a fonoaudióloga.  “Achei muito bom esse atendimento, aprendi exercícios para evitar de engasgar”, afirmou  o morador do lar, o aposentado José Edilson Moraes de 87 anos.  Além disso, os idosos puderam realizar testes de glicemia e  verificação da pressão.

A coordenadora da Vila da Fraternidade, Ana Paula Cabral de Melo disse que essa interação entre os idosos e os profissionais da Santa Casa foi positiva.  “Já diz o ditado, ‘Santo de casa não faz milagre’, com as orientações de uma equipe de fora eles prestam mais atenção e assimilam melhor as informações”, afirmou. Segundo o supervisor de Qualidade da Santa Casa, Leandro Rocha esse foi objetivo da ação  levar uma atividade extra-hospitalar  de prevenção para melhorar a saúde dos idosos. “Achei muito importante esse atendimento, recebemos dicas valiosas. É sempre bom receber esse carinho”, falou a aposentada Luperina Nunes Preire de 85 anos. No encerramento foi realizado um bingo com diversos brindes e servido um café da tarde para os idosos.