04/03/2016 00:40

Santa Casa realiza ação de conscientização contra a dengue

A Santa Casa de  Presidente Prudente realizou  uma ação interna de conscientização contra a dengue  na quarta e quinta feira (2 e 3) . O objetivo foi mobilizar os funcionários e alertar acompanhantes sobre as medidas de prevenção no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A educadora da Vigilância Epidemiológica do município, Elaine Bertacco proferiu duas palestras aos funcionários de diferentes setores do hospital. Ela falou sobre a importância de eliminar a água parada, mostrou o ciclo do mosquito  e apresentou a situação da doença em Presidente Prudente. Nos meses de janeiro e fevereiro já são 3.273 casos de dengue, há 5.076 notificações e cinco pessoas já tiveram a morte confirmada pela doença. “ É hora de nos mobilizarmos e fazermos a nossa parte para conter esse mosquito, o intuito é que cada funcionário seja um multiplicador  das informações recebidas”, afirmou o técnico de segurança do trabalho do hospital, Rodrigo Bezerra da Silva. Na quinta-feira (2), após a palestra um grupo de funcionários e os agentes da Vigilância Epidemiológica percorreram setores do hospital alertando pacientes e acompanhantes sobre os riscos da dengue. Para chamar atenção, a ação teve a participação de dois colaboradores fantasiados de mosquito, na oportunidade também foram distribuídos folders. “Esse alerta é sempre importante, precisamos ficar atentos aos nossos quintais, principalmente com tanta chuva nos últimos dias”, afirmou a auxiliar administrativa Maria Aparecida Florentino dos Santos que acompanha o filho internado na pediatria.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hospital enfatizou que a  melhor forma da população se proteger é exterminar o mosquito é evitar que ele nasça, ou seja, eliminar os locais propícios à reprodução.  “Achei ótima essa ação, tirou dúvidas e trouxe mais conhecimento”, afirmou o auxiliar de enfermagem, Willian César Dias da Silva.  A funcionária Regiane Gasques também aprovou a inciativa. “O envolvimento de todos neste trabalho de conscientização é muito importante”.