18 3901 8000

Notícia

Início » Notícia

06/10/2016 18:24

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Simpósio do Idoso

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Simpósio do Idoso

Palestras sobre a proteção ao idoso, fisiologia do envelhecimento e apresentação musical  marcaram o primeiro dia do ‘Simpósio do Idoso’ realizado pela Santa Casa de Presidente Prudente. O evento promovido nos dias 6 e 7 tem o objetivo de qualificar a equipe para promover um atendimento que preze pela qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

 

A abertura contou com a participação do Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente, Dr. Arnaldo Vicente Erani Gonino. Ele enfatizou que os profissionais de saúde também podem identificar e denunciar os casos de idosos em situação de risco. “Durante os atendimentos, os profissionais podem colaborar neste trabalho de proteção denunciando  os casos de violência. Informação que eles podem repassar para a direção do hospital que  depois faz o comunicado para a Delegacia”, afirmou.  Na sequência,  as especialista em Saúde do Idoso: a  fisioterapeuta,  Débora Fernandes,  a nutricionista  Francieli Miciano  e a enfermeira  Mônica Rocha falaram sobre a fisiologia do envelhecimento. Elas orientaram  sobre as alterações físicas, funcionais e emocionais dos idosos. “ É necessário uma boa avaliação,  para identificar,  por exemplo,  quando um esquecimento é uma coisa normal ou se já se tornou uma patologia”, explicou a fisioterapeuta Débora Fernandes. O evento teve a participação de técnicos de saúde, enfermeiros, nutricionistas; fisioterapeutas e médicos.

 

No período da  tarde,  idosos internados e acompanhantes foram convidados para uma apresentação do Coral da Escola Municipal de Artes 'Professora Jupyra Cunha Marcondes'. “Achei muito bom, deu pra espairecer e pensar em coisas boas com essa música”, afirmou a acompanhante Selma Maria Boim. “Lindo, afasta daquele momento difícil da doença, pra esse momento de alegria da música”, frisou o paciente Antônio Clóvis Morales. O grupo de voluntários do hospital distribuiu um porta óculos aos idosos. 

 

 O evento prossegue nesta sexta-feira (07), com o mesmo formato. Pela manhã, a partir das 8h, haverá palestra voltada para a saúde dos idosos. À tarde, a partir das 14h a Secretária Municipal de Cultura realizará a  apresentação de uma peça de teatro. De acordo com a assistente social da intuição, Jane Cardoso Ramos a meta é ter um olhar diferenciado para o idoso e buscar um atendimento que contemple o bem-estar e segurança desses pacientes com a qualificação da equipe técnica.