18 3901 8000

Notícia

Início » Notícia

15/10/2018 23:21

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Fórum de Alta Responsável

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Fórum de Alta Responsável

A Santa Casa  realizou nesta segunda-feira (15) o 1º Fórum de Alta Responsável no teatro do Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente. O evento teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS 11) e Unimed de Presidente Prudente.  O objetivo foi mostrar como funciona o processo de alta responsável, uma experiência inovadora.

A abertura do Fórum contou a participação do Coordenador do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria Estadual da Saúde Vanderlei Camargo Freitas, do administrador da Santa Casa José Roberto Garcia, do secretário municipal de saúde Valmir Pinto e do diretor presidente da Unimed Presidente Prudente, médico Paulo Mazaro.  

Quando um paciente tem previsão de alta a equipe multidisciplinar da Santa Casa avalia as necessidades de cuidados visando um retorno tranquilo para sua residência.  “Cada caso é avaliado individualmente, para os mais complexos que necessitam de um suporte de atendimento nas unidades de saúde do município é feito um comunicado oficial para a transição dos cuidados”, explica a enfermeira paliativista da Santa Casa, Carla Ribeiro. São casos de pacientes acamados que necessitam na pós-alta de curativos, sonda para alimentação, oxigênio domiciliar entre outros.  É uma experiência inovadora que busca dar orientações e amparo para pacientes e familiares na desospitalização num processo de formação de rede.  Desde a implantação oficial do monitoramento dessas altas em maio deste ano na Santa Casa foram encaminhados 68 pacientes. "O que mudou é que agora temos um olhar diferente pra essas altas que são organizadas. Alinhamos de acordo com a necessidade o atendimento nas unidades de saúde do município", salientou o supervisor de qualidade da Santa Casa Leandro Rocha.  Tudo é programado para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e consequentemente um restabelecimento mais eficaz. O secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Valmir Pinto falou sobre essa parceria. “Extremamente importante essa alta com responsabilidade é uma forma de oferecer tratamento digno para o paciente e um apoio para a família. No que depender do município, vamos dar continuidade a esse trabalho humanizado”, afirmou. 

O fórum reuniu profissionais de saúde e integrantes das equipes multidisplinares da Santa Casa e da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi esclarecer e motivar esse trabalho em rede.