18 3901 8000

Notícia

Início » Notícia

05/10/2016 18:32

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Encontro em Central de Material e Esterilização

Santa Casa de Presidente Prudente realiza 1º Encontro em Central de Material e Esterilização

A Santa Casa de Presidente Prudente em parceria com portal Nascecme realizou nesta quarta-feira (05) o 1º Encontro de Atualização Central de Material e Esterilização. O evento transmitido em tempo real para todo o país reuniu profissionais de  hospitais da cidades e da região.

 

O Encontro teve a participação de renomados especialistas que falaram sobre vários temas que norteiam a prática segura de esterilização, visando à segurança do paciente. A pesquisadora e Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica  da Escola de Enfermagem da  Universidade de São Paulo (USP), Profa. Dra. Kazuko Uchikawa Graziano, foi uma das palestrantes. Ela destacou a importância da realização de um evento deste porte no interior. “Na área de Central temos carência de bases teóricas, por isso é fundamental esse aprimoramento dos conhecimentos processuais e práticos”, afirmou. A Central de Material e Esterilização é o setor responsável pelo processamento de todos os materiais médicos hospitalares incluindo clínicos e cirúrgicos, com o objetivo de diminuir os índices de infecção hospitalar.  “Na Santa Casa é a Central que dá assistência com materiais as cirurgias realizadas. Por mês são cerca de 1.300”, explica a enfermeira responsável pelo setor, Maria Etelvina França.

 

O evento que foi transmitido ao vivo pela Internet  também  teve  a participação dos palestrantes: Bruno Silva (Engenheiro Químico), Gessilene de Sousa (Especialista em  Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização pela USP) e  Idalina  Brasil ( Diretora Técnica de Serviço - CME Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP). “Esse Encontro  permitiu a atualização e aprimoramento dos profissionais que trabalham neste setor essencial para segurança dos pacientes”, enfatizou Ana Miranda  do Portal Nascecme. O superintendente da Santa Casa, Luís Otávio Livero no encerramento do evento enfatizou a importância do evento na busca da excelência dos serviços prestados.