22/09/2017 01:00

Santa Casa de Presidente Prudente comemora 88 anos de atividades

A Santa Casa de Presidente é a unidade de saúde mais antiga em atividade no município, sua trajetória está atrelada ao desenvolvimento da cidade.  São 88 anos de história, mantendo-se sempre em constante transformação. A Santa Casa é uma instituição privada com fins filantrópicos e se orgulha em realizar mais de 30 mil atendimentos mês (ambulatorial/internação).

Fundada em 1929, a Santa Casa nasceu da carência de um serviço de saúde que atendesse à necessidade da população da época.  Com a colonização, a população sofria a ameaça constante de várias doenças, era primordial um hospital com estrutura para atender a todos.  O terreno para a construção foi uma doação do Coronel Francisco de Paula Goulart. A concretização do projeto foi possível graças ao arrojo da Loja Maçônica Vicente Neiva, que tinha entre os membros Miguel Brisolla de Oliveira, Tito Lívio Brasil e Felício Tarabai.  O grupo e a comunidade da época não mediram esforços em busca desse ideal. O hospital cresceu junto com Presidente Prudente.  Em pouco tempo se tornou o mais importante Centro Hospitalar do Oeste Paulista. A Santa Casa conta com mais de 900 funcionários e no corpo clínico são cerca 400 médicos de diversas especialidades.

Mesmo com mais de oito décadas, a instituição mantém um espírito inovador com constantes melhorias.  A Santa Casa de Presidente Prudente é referência no atendimento a 45 municípios do Oeste Paulista que compreende uma população de quase um milhão de pessoas. O provedor Alberico Pasqualini destaca que 60% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde- SUS, o restante de 40% por convênios e particular.  O hospital é referência para o SUS, convênios e particular  em especialidades e procedimentos de média e alta complexidade, como: cardiologia, ortopedia, nefrologia, neurocirurgia,  gastroplastia  e oncologia.  A Instituição também realiza pelo SUS transplantes de córneas e rins. Neste ano já foram efetuados 25 de córneas e oito de rins.

Para atender a demanda de atendimentos, o complexo hospitalar da Santa Casa dispõe de um parque tecnológico com equipamentos modernos. Tais investimentos são possíveis, graças a recursos próprios, de beneméritos, de órgãos governamentais e parcerias com terceirizados. A instituição conta com Pronto Atendimento com Unidade de Emergência com seis leitos equipados, UTI Geral, UTI Neonatal/Pediátrica, UTI Coronariana/Hemodinâmica, Centro Cirúrgico com 11 salas, Tomografia, Hemodiálise, Mamografia, Litotripsia Extracorpórea, Cento de Endoscopia e Hospital-Dia para realização de procedimentos de baixa complexidade que permitem alta do paciente no mesmo dia.

De acordo com o provedor, Alberico Pasqualini um dos diferenciais da Santa Casa é alinhar a tradição ao um processo permanente de modernização. “Nossos serviços e atendimentos passam por um processo contínuo de aprimoramento, tendo uma diretoria unida, coesa e ombreada com o provedor, pois sozinho não seria possível gerenciar esse centro hospitalar. Salientamos que a diretoria e a provedoria realizam um trabalho voluntário, sem renumeração. Nossa meta é buscar um atendimento qualificado com a valorização de pacientes, seus familiares e colaboradores”, finalizou Pasqualini.