23/03/2016 22:57

Provedor da Santa Casa de Presidente Prudente busca credenciamento do Hospital do Câncer junto ao ministro da saúde

O provedor da Santa Casa de Presidente Prudente, Edson Freitas de Oliveira e o deputado federal Evandro Gussi (PV) se reuniram na última semana com o ministro da saúde, Marcelo Castro em Brasília. Na oportunidade, eles solicitaram ao ministro o credenciamento do Hospital do Câncer de Presidente Prudente no SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa forma, seria possível ao hospital, que hoje funciona com recursos próprios ter acesso ao orçamento da União para prestação do serviço de oncologia.

O Hospital do Câncer facilitará o acesso dos moradores da região ao tratamento do câncer, evitando deslocamentos a outros centros como Jaú, Barretos e São Paulo. Todos distantes mais de 350 quilômetros de Presidente Prudente. “O hospital vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que enfrentam a doença, já que não vai mais ser necessário fazer longas viagens para tratar o câncer”, destacou o deputado federal Evandro Gussi.

Vinculado à Santa Casa do município, o hospital foi construído, principalmente,  graças ao esforço e recursos da população local. Segundo o provedor da Santa Casa de Presidente Prudente, Edson Freitas o hospital já atende diariamente 20 pessoas na radioterapia, mas tem potencial para muito mais. “A partir do momento em que nós conseguimos o credenciamento, o hospital passa a existir perante o Ministério da Saúde e tem condições financeiras de atender outros municípios da região”, explicou Freitas.

Durante a audiência com os representantes da Santa Casa de Presidente Prudente e o deputado federal Evandro Gussi, o ministro da saúde Marcelo Castro se comprometeu a agilizar, junto ao Ministério, o credenciamento do Hospital do Câncer do município.