01/02/2017 15:59

Crianças do setor de oncologia da Santa Casa recebem visita de cachorro

As crianças que esperavam por atendimento no setor de oncologia da Santa Casa de Presidente Prudente receberam nesta quarta-feira (01) a visita inesperada de um cão, da raça labrador.  A iniciativa faz parte do projeto “Amicão” do Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente.

A presença do cachorro transformou o clima de espera na recepção do ambulatório de oncologia. As crianças não se intimidaram, fizeram questão de cobrir o “Chico” com muitos afagos.  Segundo a pediatra oncologista, Danielle Honorato Torelli esse contato dos pacientes com o animal ameniza a ansiedade antes das consulta. “Deu pra perceber que eles estavam mais felizes, é uma forma de esquecer do ambientar hospitalar e do tratamento”, afirmou a pediatra.  De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho os objetivos são manter visitas semanais à  instituição e levar o projeto para outras entidades. “Além de amenizar  o sofrimento das pessoas em  tratamento,  o cão também auxilia na integração da equipe hospitalar e pacientes”,  frisou Lisiane. Durante a visita o labrador de seis anos teve o acompanhamento de um adestrador voluntário.

O “Chico” provocou diferentes emoções e teve a aprovação do público em atendimento. “Minha filha ficou muito animada, ela adora cachorro e encheu o "Chico"  de carinho”, falou Aline Cristina Vasconcelos mãe da pequena Laura de 4 anos. A dona de casa Simone Cordeiro dos Santos de Presidente Epitácio  que acompanhava o filho Luís Gabriel de 8 anos também gostou da visita. “Muito bom para as crianças, elas se divertiram. O tratamento é difícil,  esse contato ajuda a  amenizar o sofrimento””,  afirmou Simone.

Valéria Garbullio - Mtb 22 059/SP