26/03/2017 23:23

Cardiologista leva trabalho desenvolvido na Santa Casa PP para Simpósio Internacional

Um trabalho desenvolvido na UTI coronariana da Santa Casa de Presidente Prudente teve destaque no Simpósio Internacional de Terapia Intensiva e Medicina de Urgência realizado em Bruxelas na Bélgica de 21 a 24 de março. A apresentação foi feita pelo cardiologista e diretor técnico do hospital Carlos Eduardo Bosso.

O cardiologista levou para o Simpósio a experiência positiva realizada com o suporte de uma equipe multidisciplinar no atendimento de pacientes na unidade intensiva. O trabalho apresenta um comparativo entre os anos de 2013 e 2015 que mostra que o apoio de múltiplos profissionais impulsionaram os indicadores de qualidade, com a redução da mortalidade e da readmissão de pacientes. Em 2015, a equipe multidisciplinar além de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas teve o adicional de fonoaudiólogos, farmacêuticos, dentistas e profissionais de nutrição. “É importante esse múltiplo acompanhamento que sistematiza os conhecimentos das diferentes áreas para aprimorar o atendimento realizado”, frisou o cardiologista. Com o acompanhamento multidisciplinar as altas da UTI coronariana sem retorno reduziram de 22 para 11%, a mortalidade também caiu de 13 para 9%.

Segundo o cardiologista, os trabalhos serão publicados numa revista internacional e poderão servir de orientação para outros profissionais. “A participação de um trabalho científico desenvolvido na Santa Casa de Prudente é um sinal de extrema qualidade, e mostra que estamos no caminho certo,  buscando inovação”, finalizou Bosso.